O sucesso na carreira de modelo e as primeiras aparições na mídia

A descoberta de Xuxa

Aos quinze anos, Xuxa foi descoberta por um funcionário da Bloch Editores, durante uma viagem de trem. Após o convite para fazer um teste como modelo, aos dezesseis anos, posou para a capa da revista "Carinho", tendo posado mais tarde para muitas outras revistas, entre elas um ensaio nu para Playboy, capa da edição de Dezembro de 1982.

Nesta época, Xuxa namorou o jogador Pelé, que lhe deu ainda mais visibilidade na mídia, expondo publicamente na TV e em revistas sua vida pessoal. Em 1984, Xuxa foi contratada como modelo no Brasil e no exterior pela Ford Models.


Xuxa chega à TV

Em 1983, Xuxa foi convidada pelo diretor Maurício Shermann para apresentar o Clube da Criança, na extinta TV Manchete.
Neste período, trabalhava como modelo durante a semana, em Nova York, e gravava o "Clube" nos finais de semana.
Seu jeito diferente de apresentar um programa infantil chamou a atenção, e em 1986 ela estreou o primeiro programa diário com seu nome: O Xou da Xuxa, na TV Globo.
O programa marcou uma geração. Xuxa chegava em uma nave cor-de-rosa, que despertava nas crianças o sonho de voar ao lado dela.
Outro símbolo da época era o "beijinho da Xuxa", feito com batom, que deixava a "marquinha" da apresentadora. O Xou da Xuxa era a hora do recreio.

Ao todo, foram sete anos de programa e neste tempo Xuxa colecionou 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante – o que significa mais de 14 milhões de cópias vendidas, só com os discos lançados na era do Xou.

Em 1987, Xuxa engajou-se em uma campanha pelas crianças contra a poliomielite. Mais de 90% da população infantil brasileira foi vacinada. Xuxa recebeu uma medalha das mãos do então presidente da república, José Sarney.

O terceiro disco foi o responsável pelo primeiro recorde da apresentadora: entrar no Guiness Book (Livro dos Recordes) após vender 3,5 milhões de cópias com o Xou da Xuxa 3, em 1988. O disco trazia os hits: Ilariê, Arco-Íris, Abecedário da Xuxa e Brincar de Índio, entre outros.

O sucesso com o público fez Xuxa ganhar um segundo programa na grade global, em 1989. Bobeou Dançou era exibido somente aos domingos e ela passou a comandar duas atrações ao mesmo tempo: uma de segunda a sábado e outra no fim de semana.

A crescente necessidade de cuidar de crianças a levou a inaugurar a Fundação Xuxa Meneghel em 12 de outubro de 1989.

Em 1990, Xuxa lançou o programa Xuper Star, ao lado de Jorge Fernando.


No cinema

No mesmo ano, um novo recorde: o filme Lua de Cristal ultrapassa a marca de 5 milhões de espectadores.
Apesar de não se considerar atriz ou cantora, Xuxa pode somar em sua carreira mais de 35 milhões de discos vendidos, 24 anos de experiência como apresentadora e 17 filmes.
Dona da maior média de público desde a retomada do cinema nacional, ela acumula a maior bilheteria do cinema brasileiro, mais de 28 milhões de pessoas.

Curiosamente, sua carreira no cinema iniciou com um filme voltado para o público adulto.
O filme Amor, Estranho Amor foi lançado em 1982. Porém, devido à sua evolução de carreira junto ao público infantil, Xuxa posteriormente conseguiu na justiça que o filme fosse literalmente banido do mercado, e hoje o mesmo é considerado uma raridade.
Xuxa nunca mais se pronunciou sobre este filme e conseguiu remover esta passagem de sua carreira, entretanto, não da mente das pessoas e de alguns trechos do filme que circulam na internet.

Do Brasil para o mundo

Sucesso absoluto de vendas no Brasil, ela lançou o primeiro álbum em espanhol, Xuxa, conquistando o mercado latino-americano.

Em 1991, começou o Paradão da Xuxa.
Foi neste ano que Xuxa fez sua estréia na TV Argentina com o El Show de Xuxa, exibido pela Telefé, a maior do país.
O programa conquistou a grade de 17 países latinos e ainda o mercado latino nos Estados Unidos.

Da América para a Europa: em 1992, ela lançou o programa Xuxa Park na Espanha, na Tele 5.
Neste período, morava 15 dias no Brasil, quinze dias na Argentina e gravava uma vez por mês na Espanha para dar conta de cinco programas simultâneos.

Em maio de 1993, a produtora MTM lançou o programa Xuxa em inglês, em 121 canais nos Estados Unidos.
Entretanto, um problema de coluna a obrigou a diminuir o ritmo de trabalho por alguns meses.
No ano seguinte, Xuxa já estava recuperada e estreou no Brasil o Xuxa Park.
O quadro Xuxa Hits, que aparecia no último bloco, ganhou mais espaço e ocupou a metade da duração do programa.
No dia 5 de abril de 1997, estreou o Planeta Xuxa, inspirado no Xuxa Hits, sucesso entre os que cresceram acompanhando a sua carreira.

Inicialmente, o Planeta era exibido nas tardes de sábado e o Xuxa Park ficou com a totalidade das horas matinais. Só em 1998 o Planeta Xuxa passou a ser exibido aos domingos.

Maternidade

No dia 28 de julho de 1998 Xuxa deu à luz a Sasha, filha da apresentadora com o empresário e ator Luciano Szafir. Estava enfim realizado o sonho da apresentadora: ser mãe.


Só Para Baixinhos

Como mãe, Xuxa percebeu uma carência de vídeos para crianças pequenas.
Em 2000, ela criou o primeiro Xuxa Só Para Baixinhos e o kit de cd e dvd.
O Xuxa Só Para Baixinhos 2 teve reconhecimento mundial e conquistou o Grammy Latino de 2002 na categoria de Melhor Álbum Infantil.

Com o sucesso dos vídeos para os Baixinhos, Xuxa voltou à programação diária matinal com o programa Xuxa no Mundo da Imaginação.
Era voltado para um público de zero a dez anos.

Em 2003, Xuxa foi indicada novamente ao Grammy pelo Xuxa Só Para Baixinhos 3 e levou o segundo troféu na mesma categoria.

No dia 30 de junho, ela inaugurou um parque de diversões com o seu nome.

O Mundo da Xuxa, localizado em São Paulo, numa área de 12mil m², é o maior parque indoor da América Latina e possui mais de 18 atrações.

Em 2004, pela terceira vez consecutiva, ela concorreu com o vídeo Xuxa Só Para Baixinhos 4 na mesma categoria.
A 5ª edição, Xuxa Circo, tornou-se enorme sucesso de vendas e foi transformado em show, que arrastou multidões para as casas de espetáculos.
Em 2005, o Xuxa Só Para Baixinhos 6 – Xuxa Festa, promoveu um remix de antigos sucessos.
O projeto agradou tanto às crianças quanto aos pais que cresceram acompanhando sua carreira.

Em 2005, estreou o TV Xuxa, uma atração mais moderna, com games, novos quadros e direção de Jorge Fernando.


20 anos de Rede Globo

Em 2006, Xuxa completou vinte anos na Rede Globo.
Uma festa no Dia das Crianças reuniu milhares de convidados e amigos da apresentadora.
A data foi marcada por momentos especiais, como a estréia do show Xuxa Festa, com direção artística de Gringo Cardia e repertório inspirado no XSPB 6.
Xuxa ainda ganhou de presente o especial Xuxa 20 anos, que reuniu amigos, todas as Paquitas que estiveram ao seu lado e alguns dos melhores momentos da sua carreira na emissora.
O ano de 2007 começou cheio de mudanças para Xuxa.
O TV Xuxa, passou por uma reformulação total, do cenário às atrações, e ficou mais moderno. Sob o comando de Fabrício Mamberti, a atração aumentou a interatividade com o público através de quadros como o "Festival de talentos" e o "Eu que fiz".
A preocupação de Xuxa com a natureza ultrapassou fronteiras e depois de uma pesquisa, feita pela equipe do ex-vice-presidente americano Al Gore, ela foi escolhida para representar o Brasil no show internacional Live Earth, além de se tornar a porta-voz da causa no país.
O show aconteceu simultaneamente em sete países, no dia 7 de julho.
O espetáculo foi um alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas na Terra.

Além de entreter, Xuxa sempre se preocupou em zelar pelas crianças e em de junho de 2007, encontrou-se com o presidente Luís Inácio Lula da Silva para lançar em Brasília a campanha nacional , contra os castigos físicos e humilhantes em crianças.
No mesmo dia em que se apresentou no Live Earth, dia 7 de Julho de 2007, Xuxa lançou o XSPB 7 - Brincadeiras, em São Paulo.
O DVD, produzido pela Conspiração Filmes, resgatou brinquedos e brincadeiras esquecidos com o tempo e rapidamente entrou para a lista dos mais vendidos.

Homenagem no Sambódromo da Marquês de Sapucaí

Xuxa foi homenageada pela Caprichosos de Pilares em 2004.
Teve como enredo Xuxa e Seu Reino Encantado no Carnaval da Imaginação.
Nesse desfile, mostrou sobre a carreira da apresentadora.
Tendo como as Paquitas desfilando.
No último carro, Xuxa desfilou.
Algumas pessoas não gostaram de ter colocado Xuxa no último carro, como conseqüência, o carro passou muito rápido, por causa do tempo.

Atualidade

Xuxa começou o ano de 2009 focada em novos projetos.
Em abril estreou o programa TV Xuxa reformulado, agora voltado para toda a família e transmitido aos sábados de manhã pela TV Globo.
O programa apresenta atrações musicais, entrevistas, convidados e muito mais.

Em março, a apresentadora lançou a campanha Uso Responsável da Internet, no morro da Providência, no Rio de Janeiro.
A iniciativa – uma parceria da Fundação Xuxa Meneghel - contou com a distribuição de uma cartilha que mostra a crianças e adultos como usar a rede para o bem.

Lançado em julho de 2008 o DVD da turnê "Xuxa Festa",estreou em 1º lugar nas vendas em sua semana de estréia, o DVD é um show comemorativo de seus vinte anos na Rede Globo.
O show completo é feito com músicas de seu "Xuxa só para baixinhos 6 (Xuxa Festa)" que é composto de antigos e grandes sucessos da Rainha dos Baixinhos nos anos 80 e 90 com uma roupagem atual.
A simplicidade das letras faz desse DVD um atrativo à parte para festas infantis. Xuxa - Festa ao vivo conta com Gringo Cardia na produção e as participações especiais de Ivete Sangalo (na música 'Festa') e Sasha Meneghel (na música 'Lua de Cristal').

Em setembro, ela lançou o Xuxa Só Para Baixinhos 8, que visita o universo escolar infantil.

No cinema, Xuxa prepara uma nova produção inspirada livremente no livro O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira.

Números

Em vinte anos de Rede Globo (até 2006), Xuxa gravou 837 músicas, que em forma de Lp's, Cd's e K7's venderam mais de 30 milhões de copias e renderam 200 discos de ouro, apenas no Brasil.

Xuxa usou exatamente 5.729 roupas diferentes, 961 perucas, 566 sapatos, 114 sandálias e muitas botas.

Nos programas Xuxa usou 262 microfones, gravou mais de 14 mil horas de programas exibidos na TV Globo.

Xuxa levou mais de 26 milhões de pessoas para ver seus filmes no cinema, foi capa de mais de 2.500 revistas, e só em 2006 o site oficial de Xuxa teve mais de 4,5 milhões de visitas.

A vendagem do Xou da Xuxa 3 colocou Xuxa no Guiness Book.

Xuxa ganhou mais de 31 mil presentes dos seus 200 fãs clubes nos 7244 dias (20 anos) de TV Globo. Foi apontada pela revista Veja em 2002 como a artista mais rica do Brasil, com um patrimônio de 250 milhões de reais naquele ano, ganhando anualmente 33 milhões de reais; 2,2 milhões de reais mensalmente como salário da Rede Globo.

Segundo a revista, os ganhos de Xuxa a colocam no patamar de artistas de Hollywood como Julia Roberts e Keanu Reeves.

Xuxa está em primeiro lugar na lista dos artistas que mais faturaram nesses últimos dez anos (1998-2008), e é a segunda mais bem paga da Rede Globo, perdendo apenas para o apresentador Faustão, seu patrimônio atual é estimado em mais 700 milhões de reais.